3 de agosto de 2010

WorkShop - Dave Stryker Trio Jazz

Escola de Música da UFMG promove workshop e apresentação do Dave Stryker Trio Jazz


Agência de Notícias da UFMG

A Escola de Música da UFMG realiza amanhã, 4 de agosto, na reabertura da Série VivaMúsica, das 16 às 18h, o workshop Inside the Organ Trio, com o Dave Stryker Trio Jazz, integrado pelos americanos Dave Stryker (guitarra), Jared Gold (órgão Hammond) e Jimmy Duchowny (bateria). Após o workshop, que será gratuito e não exige inscrição, os músicos farão concerto, às 18h30. Neste dia excepcionalmente não haverá palestra. As atividades são coordenadas pelo professor Cliff Korman, da Escola de Música, e acontecem no auditório da unidade (aveninda Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha).

O workshop/show do Dave Stryker Trio se propõe a ser dinâmico e prático para estudantes de música e também para o público em geral. O objetivo é informar como funciona o gênero de jazz num organ trio; as funções e papéis da guitarra em um trio com órgão e com piano, semelhanças e diferenças; como funciona o órgão (pedais de baixo, drawbars, e a independência entre baixo walking e improvisos na mão direta); a variedade de ritmos usados para criar o som de um organ trio: shuffle, feathering no bumbo e a diferença entre piano trio e organ trio e como a guitarra, o órgão e a bateria interagem no estilo blues, a base do organ trio; as possibilidades de improviso de jazz nos três instrumentos.

Os músicos

Dave Stryker gravou 18 álbuns com seu trio. Stryker tocou com representantes das tradições e raízes do jazz como Stanley Turrentine, Jack McDuff, Jimmy Smith, Dizzy Gillespie and Freddie Hubbard, em grandes festivais e concertos pelo mundo. Em seu novo CD, The chaser, tocam Jared Gold (órgão) e Tony Reedus (bateria).

Jared Gold, organista de jazz que toca o Hammond B-3, foi influenciado por Larry Young, McDuff Jack e Don Patterson. Realiza shows e gravações com alguns dos melhores artistas de jazz. Em 2008, seu primeiro álbum solo, Sólidos & stripes, conta com participações de Randy Napoleon (guitarra), Seamus Blake (sax tenor) e Mark Ferber (bateria).

O baterista californiano Jimmy Duchowny, radicado no Brasil há 23 anos, mistura o melhor dos dois mundos. Graduado pela Berklee College of Music em Boston e pela escola de samba Império Serrano, tem 35 anos de estudo de bateria. Já tocou com nomes como Phil Woods, Donny McCaslin, Helio Delmiro, Nivaldo Ornellas, Steppenwolf e Idriss Boudrioua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário