10 de novembro de 2011

Filarmônica.



Caros amigos,

É chegado o mês de novembro e com ele iniciamos a etapa final dos últimos concertos da Temporada 2011 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Depois de participar por um mês da produção de La Bohème, da Fundação Clóvis Salgado, a Filarmônica de Minas voltou aos palcos com um belíssimo concerto de encerramento do Terceiro Laboratório de Regência, no dia 03. César Timóteo, Enaldo Oliveira, Marcos Antônio Santos e Natália Larangeira dividiram a regência da Sinfonia nº 9 em mi menor, op. 95, “Do Novo Mundo”, de Dvorák, em concerto gratuito, com lotação esgotada no Sesc Palladium. O público presente assistiu, emocionado, ao d esempenho dos  jovens regentes, selecionados entre 26 inscritos. Com essa iniciativa, a Filarmônica de Minas contribui, não só com processo de formação de plateias, como também para o aprimoramento dos novos maestros.

O mês traz ainda dois belíssimos concertos no Palácio das Artes – na próxima quinta, dia 10, e na terça-feira, dia 22, e a última apresentação, na Temporada 2011, da série Concertos para a Juventude, no domingo, dia 27.

É também em novembro que a Filarmônica convida o público a adquirir novas assinaturas para os concertos da Temporada 2012, uma das melhores de música clássica no país, com participações de nomes consagrados, como Leon Fleisher, Conrad Tao e Krzysztof Penderecki. Continue lendo nosso informativo e saiba como assinar.

Esperamos vê-los em nossas apresentações e tê-los como assinantes na próxima temporada! Boa leitura!
Diomar Silveira
Diretor Presidente do Instituto Cultural Filarmônica

Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini
Concertos em novembro . Parte 1

Na quinta-feira, dia 10, sob regência do Maestro Fabio Mechetti, a Orquestra recebe dois importantes nomes da música mineira, os pianistas Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini. O duo irá executar o Concerto para dois pianos, de Francis Poulenc. Na mesma noite, a Filarmônica traz ainda a primeira audição em Belo Horizonte da obra Timbres, Espaço, Movimento de Henri Dutilleux, baseada na célebre pintura de van Gogh, Noite Estrelada. O céu de van Gogh deixou impressões profundas no compositor francês. Em uma das experiências mais singulares da criação musical contemporânea, ele entregou à orquestra as cores da noite, os sentimentos evocados pelo silêncio, pelo movimento e pela intensa vertigem com o cosmos. No palco, a Orquestra curiosamente se apresenta sem violinos e violas, com 4 flautas, 4 oboés, 4 clarinetes, 4 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, 12 violoncelos, 10 contrabaixos, percussão, harpa, tímpano e celesta. Uma obra única!
  
Maestro Stefan Sanderling
Concertos em novembro . Parte 2

No concerto do dia 22, terça-feira, sob regência do maestro alemão Stefan Sanderling, dois músicos da Filarmônica assumem posição de destaque na execução da Sinfonia Concertante, de Mozart: o spalla Anthony Flint e o chefe de naipe de violas João Carlos Ferreira. Também pela primeira vez em Belo Horizonte, a Filarmônica traz a Sexta Sinfoniade Prokofieff, obra que começou a ser esboçada pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira apresentação aconteceu em Leningrado e o público da estreia recebeu-a sem muito entusiasmo. Condenada pelo regime stalinista em 1948, já que não era favorável às linhas do partido, a Sinfonia agradou profundamente aos crític os e só teve sua reputação estabelecida, nas salas de concerto, após a morte do compositor.

O mês se encerra com a última apresentação na Temporada 2011 da série Concertos para a Juventude. Com regência do maestro Marcos Arakaki, a Orquestra se apresenta ao lado do pianista Ronaldo Rolim. Premiado em concursos no Brasil e exterior, o jovem vem sendo considerado um dos músicos mais talentosos de sua geração. O concerto acontece no domingo, dia 27, no Sesc Palladium, e os ingressos custam R$5,00.
Krzysztof Penderecki, um dos convidados de 2012
Começam as vendas de assinaturas para a Temporada 2012

A partir do dia 10 de novembro, a Filarmônica de Minas inicia as vendas de assinaturas para todos os concertos de 2012, realizados no Grande Teatro do Palácio das Artes. As assinaturas são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada e que dão ao público o conforto de escolher seu assento para todo o ano, com ótimos descontos nos preços. As vendas são feitas pela internet, mas, quem preferir, pode fazer a assinatura no estande da Filarmônica, montado na entrada do Palácio das Artes. Para o diretor artístico e regente titular da Orquestra, maestro Fabio Mechetti, a nova temporada da Filarmônica segue com o propósito de oferecer ao público de Minas Gerais “um passeio pelo mundo, do clássico ao contemporâneo, com obras consagradas e outras desconhecidas do grande público”. Em 2012, a Filarmônica presta uma homenagem aos 150 ano s de nascimento do compositor francês Claude Debussy e participa das comemorações do Momento Itália-Brasil. Para saber mais sobre a campanha e conferir a entrevista completa do maestro Fabio Mechetti, clique aqui!
Capa da edi??o de outubro da Revista CONCERTO
Cartas do leitor

A edição de novembro da Revista CONCERTO acaba de sair do forno com duas cartas de seus leitores comentando a reportagem de capa sobre a Filarmônica de Minas, publicada em outubro:

“Parabéns à Filarmônica de Minas Gerais, primeira das grandes Orquestras brasileiras a divulgar a sua temporada para 2012. Pude ouvir a Filarmônica de Minas Gerais no ano passado na Sala São Paulo e não tenho dúvidas: maestro e músicos estão no caminho certo."Eduardo Yoshikawa, de São Paulo, SP

“Não poderia deixar de manifestar minha enorme satisfação ao ver, como matéria de capa da Revista CONCERTO do mês de outubro, a nossa querida Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Orgulho dos mineiros, essa fabulosa orquestra tem levado o nome de nosso estado a todos os cantos do Brasil, fazendo um trabalho de excelência.”  
Regina Vilela, de Pouso Alegre, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário